Readmissão de todos os ferroviários

Readmissão de todos os ferroviários
Na greve dos metroviários de São Paulo, os trabalhadores saíram à luta por reajuste de salário. Alckmin (PSDB) não quis negociar e nem quer aceitar que os trabalhadores lutem. Os metroviários exigiam aumento e Alckmin respondeu com a tropa de choque, suas bombas, balas de borracha e 41 demissões. O governador ainda se apoia na Justiça do Trabalho, que com a ânsia de assegurar os interesses dos acionistas do Metrô e do governo, negou aos metroviários um dos direitos constitucionais mais básicos: o direito de greve. O SINTEFERN chama toda a categoria em solidariedade os companheiros metroviários de São Paulo. Para exigimos que o governo Alckmin, negocie com os trabalhadores, reintegre todos os 41 que foram demitidos. E aceite a liberação das catracas do metrô, enquanto a negociação perdurar.

Campanha Nacional Contra Privatização

Campanha Nacional Contra Privatização

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Greve dos maquinistas é encerrada com vitória

Nesta terça-feira, às 17h, foi realizada uma audiência de conciliação e instrução no TRT 21ª Região, com a presença do presidente daquele Tribunal, Desembargador José Barbosa Filho, e do Procurador Regional do Trabalho José de Lima Ramos. A CBTU estava representada pelo seu Superintendente em Natal e sua assessoria jurídica. Do Sindicato dos Ferroviários do RN, estiveram os diretores Cherliton Saraiva, Jaime Canela e Marcos Viana e sua assessoria jurídica, com as advogadas Andréia Munemassa e Viviana Dias.

Na audiência foi feito um acordo onde a empresa se obrigou a pagar o corte de salário dos trabalhadores até o dia 2 de fevereiro. Como esse corte tinha sido a razão da paralisação de segunda-feira (25), o Sindicato concordou com a volta dos trens a partir de hoje (27). Os outros termos do acordo foram: os trabalhadores que estavam marcando sua entrada e saída pelo ponto eletrônico deverão continuar procedendo da mesma maneira. Os maquinistas que estavam marcando sua jornada de trabalho na Caderneta Especial G25 continuarão marcando o ponto nela e na folha de frequência. Foi acordado que a CBTU e o Sindicato terão o prazo de 30 dias (até 28 de fevereiro) para negociarem como ficará a situação da pauta de reivindicação (incluindo aí a questão do ponto eletrônico). Aproveitamos a oportunidade para solicitar de todos os funcionários da CBTU que enviem suas sugestões ao Sindicato, o mais rápido possível, para que possamos incluí-las na pauta que será apresentada à empresa.

O resultado dessa audiência foi comemorada pelos trabalhadores como uma grande vitória, pois derrotaram o corte no salário e os planos da Superintendência e das gerências da CBTU de extinguir a Caderneta G25 passando por cima da CLT (art. 239 §4.º).

Em função desse resultado, os trabalhadores em assembleia, às 20 horas desta terça (26), decidiram suspender o ato público contra o corte de salário e em defesa dos direitos, que seria realizado nesta manhã (27), em frente a sede da CBTU. Desde então, o Sindicato começou a enviar mensagens de agradecimento ao apoio e solidariedade encaminhadas pelos sindicatos, oposições, movimentos, organizações políticas e ativistas em torno da nossa greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário