Readmissão de todos os ferroviários

Readmissão de todos os ferroviários
Na greve dos metroviários de São Paulo, os trabalhadores saíram à luta por reajuste de salário. Alckmin (PSDB) não quis negociar e nem quer aceitar que os trabalhadores lutem. Os metroviários exigiam aumento e Alckmin respondeu com a tropa de choque, suas bombas, balas de borracha e 41 demissões. O governador ainda se apoia na Justiça do Trabalho, que com a ânsia de assegurar os interesses dos acionistas do Metrô e do governo, negou aos metroviários um dos direitos constitucionais mais básicos: o direito de greve. O SINTEFERN chama toda a categoria em solidariedade os companheiros metroviários de São Paulo. Para exigimos que o governo Alckmin, negocie com os trabalhadores, reintegre todos os 41 que foram demitidos. E aceite a liberação das catracas do metrô, enquanto a negociação perdurar.

Campanha Nacional Contra Privatização

Campanha Nacional Contra Privatização

segunda-feira, 17 de maio de 2010

STU/NAT perde verba para capacitação de funcionários

Durante a primeira rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, em Maceió, os Sindicatos questionaram a CBTU acerca do não cumprimento da cláusula 34. Esse item do DC 2009 – 2010 trata da promoção anual – por parte da empresa – de cursos de capacitação profissional, com a finalidade de reciclar profissional-mente os empregados para que haja o desenvolvimento de suas atividades laborais. Se essa cláusula fosse implementada, poderia haver um progresso na divulgação do conhecimento técnico e científico em todos os níveis da empresa.



A partir desse questionamento, a AC revelou que em 2009, foi liberada verba destinada exclusivamente para projetos de Capacitação profissional. Essa afirmação causou espanto em todos os sindicatos presentes porque nada relacionado a cursos foi encaminhado na empresa. A CBTU afirmou ainda que esses recursos ficaram parados nos cofres das STU´s e por falta de projetos de capacitação profissional esse dinheiro teve de ser devolvido para os cofres do governo federal.



Essa atitude desrespeitosa por parte das STU´s não tem a ver somente com falta de planejamento. Muitos chefes e gerentes temem que com a qualificação dos trabalhadores seus cargos comissionados sejam ameaçados por funcionários dos quadros da empresa que possam comprovar qualificação condizente com as chefias. Esse espírito de competição coloca em risco a qualidade e a eficiência do trabalho na empresa. Diante dessa postura absurda e claramente negligente com o desenvolvimento profissional da categoria, o Sindicato torna pública essa denúncia e reafirma que irá lutar para que essa cláusula seja executada com mais transparência e fiscalização dos trabalhadores. Pois é responsabilidade das STU´s elaborarem os planos de capacitação profissional com a devida aplicação desses recursos para que esse desrespeito a categoria não torne a se repetir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário