Readmissão de todos os ferroviários

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Na greve dos metroviários de São Paulo, os trabalhadores saíram à luta por reajuste de salário. Alckmin (PSDB) não quis negociar e nem quer aceitar que os trabalhadores lutem. Os metroviários exigiam aumento e Alckmin respondeu com a tropa de choque, suas bombas, balas de borracha e 41 demissões. O governador ainda se apoia na Justiça do Trabalho, que com a ânsia de assegurar os interesses dos acionistas do Metrô e do governo, negou aos metroviários um dos direitos constitucionais mais básicos: o direito de greve. O SINTEFERN chama toda a categoria em solidariedade os companheiros metroviários de São Paulo. Para exigimos que o governo Alckmin, negocie com os trabalhadores, reintegre todos os 41 que foram demitidos. E aceite a liberação das catracas do metrô, enquanto a negociação perdurar.

Campanha Nacional Contra Privatização

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quarta-feira, 15 de agosto de 2012


VLT só terá uma linha ligando Natal a Extremoz


Publicação: 15 de Agosto de 2012 às 00:00

Setembro. Essa é a previsão para o lançamento do edital que vai definir as empresas participantes do processo de licitação para aquisição de 12 Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) para Natal. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos do RN (CBTU) acredita que até o início de 2013 seja conhecida a empresa vencedora. Pelo cronograma, o primeiro equipamento será entregue 15 meses depois da assinatura do contrato. Até a Copa 2014 serão, pelo menos, dois VLTs circulando na cidade.
Os VLTs serão utilizados apenas em parte da Linha Norte (Natal-Extremoz) e não em toda a Região Metropolitana como pretendia o diretor presidente da CBTU, Francisco Colombo, que esteve em Natal novembro do ano passado e disse que seria feito um estudo mais aprofundado, com metas de expansão na Região Metropolitana, mas até agora nada foi apresentado. As demais localidades continuarão com o sistema ferroviário tradicional.
"Ainda não temos previsão de expansão do VLT para toda a área Metropolitana. Pode ser que haja, mas não há nada certo. Ficou definido em audiência realizada na segunda-feira (13) que caberá a CBTU apenas a aquisição dos veículos", disse o superintendente da CBTU Natal, João Maria Cavalcanti.
O Ministério das Cidades, através do PAC Equipamentos, liberou a quantia de R$154 milhões, os quais serão utilizados para a aquisição dos 12 veículos e a melhoria da linha férrea de Natal. A licitação Potiguar será feita em conjunto com a de João Pessoa - que recebeu R$96 milhões para aquisição de oito VLTs. O preço médio para a aquisição do carro, já com impostos será de R$ 3.394.833,42.
O tipo de licitação será o de menor preço e não será admitida a formação de consórcio. A CBTU acatará as regras de Margem de Preferência Doméstica que poderão ser regulamentadas pelo governo, considerando a Lei 12. 349/10), que estabelece margem de preferência de até 25% na aquisição de produtos nacionais.
O prazo para o contrato será de 47 meses, sendo 32 meses para fabricação e fornecimento dos 20 VLTs e 15 meses restantes para a prestação dos serviços de garantia e assistência técnica.
Cada VLT será constituído por três carros -com cerca de 18 metros de comprimento - e capacidade para 600 pessoas. Os veículos serão acessíveis para portadores de deficiência física, vagas para cadeirantes, assentos preferenciais e ar condicionado.
Ao todo, o PAC Equipamentos liberará R$721 milhões, para a aquisição VLTs para o Rio Grande do Norte, Paraíba, Minas Gerias e Rio Grande do Sul. A CBTU informou que a capital potiguar é o único sistema de transporte sobre trilhos que opera com locomotivas da década de 1950 e com carros de passageiros da década de 1970, enquanto o VLT já é utilizado em Maceió, Recife e Juazeiro do Norte, no Ceará.
"Com a implantação do VLT, a população poderá contar com um meio de transporte público melhor e que certamente permitirá a integração entre o modal ferroviário e o rodoviário, contribuindo para uma maior fluidez do trânsito na grande Natal" afirmou o superintendente.
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato com o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER/RN), Demétrio Torres, para informar sobre o projeto de adequação das plataformas para os passeiros do VLT, mas ele não pode atender a imprensa.

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