Readmissão de todos os ferroviários

Readmissão de todos os ferroviários
Na greve dos metroviários de São Paulo, os trabalhadores saíram à luta por reajuste de salário. Alckmin (PSDB) não quis negociar e nem quer aceitar que os trabalhadores lutem. Os metroviários exigiam aumento e Alckmin respondeu com a tropa de choque, suas bombas, balas de borracha e 41 demissões. O governador ainda se apoia na Justiça do Trabalho, que com a ânsia de assegurar os interesses dos acionistas do Metrô e do governo, negou aos metroviários um dos direitos constitucionais mais básicos: o direito de greve. O SINTEFERN chama toda a categoria em solidariedade os companheiros metroviários de São Paulo. Para exigimos que o governo Alckmin, negocie com os trabalhadores, reintegre todos os 41 que foram demitidos. E aceite a liberação das catracas do metrô, enquanto a negociação perdurar.

Campanha Nacional Contra Privatização

Campanha Nacional Contra Privatização

segunda-feira, 27 de agosto de 2012


Dilma anuncia pacote de privatizações

FENAMETRO  Federação Nacional dos Metroviários
Sex, 17 de Agosto de 2012 17:11 

A presidente Dilma Rousseff anunciou, no dia 15 de agosto, um plano de privatizações. Chamado de Programa de Investimentos em Logística tem o objetivo de repassar ao setor privado concessões para a exploração de rodovias e ferrovias. 
Dilma pretende viabilizar investimentos de R$ 133 bilhões nos próximos 30 anos.
Com o programa, o governo federal pretende construir 7.500 quilômetros de rodovias e dez mil de ferrovias por meio das PPPs (Parcerias Público-Privadas) e administradas pelo capital privado. As PPPs são uma forma de privatização na qual os investidores entram com parte do capital para a expansão dos projetos, os administram cobrando tarifas e contam com a ajuda do Estado no caso de prejuízos. A Linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo funciona dessa forma.

O governo federal ainda não explicou como irá mudar as regras de concessões, já que nas ferrovias vigora hoje o monopólio das empresas concessionárias.
A divulgação do pacote de privatizações provocou alegria em muitos empresários. Eike Batista, controlador do Grupo EBX, festejou a decisão do governo Dilma e chamou o programa de “kit felicidade”. Já o PSDB parabenizou Dilma, mas reclamou do “atraso” das iniciativas.

Se os empresários e o PSDB de Geraldo Alckmin e José Serra estão comemorando o tal pacote, é sinal de que ele é prejudicial aos trabalhadores. Os empresários visam apenas o lucro e os tucanos têm mostrado em suas ações o seu desrespeito aos trabalhadores. É só lembrar a forma como Alckmin tratou a última greve dos metroviários, buscando jogar a população contra a categoria, e a expulsão das várias famílias que moravam no Pinheirinho, em São José dos Campos.

Dilma e o ministro Mantega estão negando que o governo esteja privatizando. É compreensível, já que Lula ganhou duas eleições e elegeu sua candidata à presidência denunciando as privatizações feitas pelo PSDB durante os governos de Fernando Henrique Cardoso (1995/2003). Na prática, Dilma está fazendo o mesmo jogo dos tucanos. Mudou apenas a forma, mas é privatização e deve ser combatida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário