Readmissão de todos os ferroviários

Readmissão de todos os ferroviários
Na greve dos metroviários de São Paulo, os trabalhadores saíram à luta por reajuste de salário. Alckmin (PSDB) não quis negociar e nem quer aceitar que os trabalhadores lutem. Os metroviários exigiam aumento e Alckmin respondeu com a tropa de choque, suas bombas, balas de borracha e 41 demissões. O governador ainda se apoia na Justiça do Trabalho, que com a ânsia de assegurar os interesses dos acionistas do Metrô e do governo, negou aos metroviários um dos direitos constitucionais mais básicos: o direito de greve. O SINTEFERN chama toda a categoria em solidariedade os companheiros metroviários de São Paulo. Para exigimos que o governo Alckmin, negocie com os trabalhadores, reintegre todos os 41 que foram demitidos. E aceite a liberação das catracas do metrô, enquanto a negociação perdurar.

Campanha Nacional Contra Privatização

Campanha Nacional Contra Privatização

terça-feira, 15 de maio de 2012

GREVE NA CBTU NATAL - RN


Ferroviários paralisam as atividades na terça

Data: 11 maio 2012 - Hora: 20:01 - Por: Portal JH
Em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, no pátio da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o Sindicato dos Trabalhadores em Empresa Ferroviária do Estado do Rio Grande do Norte (Sintefern) aprovou uma greve por tempo indeterminado, marcada para ser iniciada na próxima terça-feira (15). Apenas 30% do efetivo irá continuar trabalhando no sistema de transporte ferroviário, em regime de escala.
Entre as principais reivindicações da categoria está a exigência de um piso salarial não inferior a R$ 1.895,00,63, reajuste salarial referente ao índice do DIEESE acumulado de 01/05/11 a 30/04/12 e o aumento real de 10% em cima do índice. Segundo o sindicato, o valor do ticket alimentação também está congelado. “Há uma grande intransigência da empresa em não querer negociar nem o mínimo da perda da inflação. Também temos dificuldades nas condições de trabalho e os maquinistas e funcionários de operações em geral são os mais sacrificados com horários e escalas deficientes. O objetivo não é prejudicar os usuários, mas não temos diálogo e nos oferecem reposição salarial zero”, disse Ismael do Vale Borges, presidente interino do Sintefern.
Atualmente, das quatro locomotivas da CBTU, três estão paradas, sendo que duas delas não têm peças de reposição, e apenas uma está em funcionamento. “Desde outubro que temos uma locomotiva parada e até agora não veio uma equipe de manutenção. As condições estruturais da locomotiva estão frágeis”, afirmou Ismael.
Segundo Marcos Costa Viana, da direção do Sintefern, a greve dos ferroviários no Rio Grande do Norte segue uma mobilização nacional. “Belo Horizonte e Recife já estão com indicativo de greve para a próxima segunda-feira. Iniciamos o processo no mês passado, onde houve três rodadas de negociações, sendo a primeira em Natal, a segunda em Belo Horizonte e a terceira em Recife. Nossa pauta de reivindicação consta de 132 cláusulas, sendo que as econômicas requerem o índice que foi negado e quanto às sociais, querem manter o acordo do ano passado, mas sem avanços”.
O maquinista Pedro Gonzaga, que trabalha há 35 anos como ferroviário, sendo 28 deles como maquinista, contou que as dificuldades de negociação são frequentes. “Todo a ano a empresa não aceita nossas reivindicações e até quer tirar alguma conquistas. Desde 91 estamos lutando por melhorias. Vamos partir para o enfrentamento”.
Renata Freire, moradora de Extremoz, lamentou a paralisação anunciada. “Este é o meu único meio de transporte. Há cinco anos faço uso e não tenho muito a reclamar, só da demora. Mas agora com essa greve tudo vai ficar mais difícil”.
Através da assessoria de imprensa, o superintendente da CBTU/RN, Erly Bastos, informou que vai aguardar o comunicado oficial do sindicato e a deliberação da administração central com relação ao movimento grevista. Ainda de acordo com a assessoria de imprensa, a CBTU vai buscar que seja atendido o Termo de Ajustamento de Conduta que estabelece que o efetivo de 30% seja em cima do serviço oficial de 24 viagens diárias, e não das 12 como acontecem atualmente, já que das duas locomotivas disponíveis, apenas uma se encontra em funcionamento. A média de usuários com o funcionamento de uma locomotiva é de 4 mil pessoas por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário