Readmissão de todos os ferroviários

Readmissão de todos os ferroviários
Na greve dos metroviários de São Paulo, os trabalhadores saíram à luta por reajuste de salário. Alckmin (PSDB) não quis negociar e nem quer aceitar que os trabalhadores lutem. Os metroviários exigiam aumento e Alckmin respondeu com a tropa de choque, suas bombas, balas de borracha e 41 demissões. O governador ainda se apoia na Justiça do Trabalho, que com a ânsia de assegurar os interesses dos acionistas do Metrô e do governo, negou aos metroviários um dos direitos constitucionais mais básicos: o direito de greve. O SINTEFERN chama toda a categoria em solidariedade os companheiros metroviários de São Paulo. Para exigimos que o governo Alckmin, negocie com os trabalhadores, reintegre todos os 41 que foram demitidos. E aceite a liberação das catracas do metrô, enquanto a negociação perdurar.

Campanha Nacional Contra Privatização

Campanha Nacional Contra Privatização

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Parlamentares reconhecem a soberania da COBAP em sessão lotada


RICHARD CASAL e LÍVIA ROSPANTINI
Em comemoração alusiva aos seus 26 anos, a COBAP recebeu na manhã de hoje uma série de homenagens na Câmara dos Deputados, em Brasília. A sessão solene começou às 9 horas. O plenário e as galerias ficaram repletas de aposentados do Distrito Federal.
A iniciativa partiu do deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS), em conjunto com Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP).
Marçal presidiu a sessão quase o tempo todo. Na tribuna, o parlamentar falou bonito. Disse que não faz sentido o governo descarregar nos aposentados a culpa pelos erros do passado. Citou seu próprio pai, que se aposentou com dois salários e hoje pouco mais que o mínimo. Ele voltou a pedir urgência na votação do projeto de lei 4434/08, que estabelece a recuperação das aposentadorias e pensões.
Um total de 22 deputados fizeram questão de fazer pronunciamentos elogiosos  à COBAP, destacando sua trajetória de lutas e conquistas em prol dos aposentados brasileiros. Outros parlamentares pediram para falar, mas não havia tempo para todos.
O ministro da Previdência Social, Garilbaldi Alves Filho, fez questão de comparecer à Câmara para mostrar seu respeito a Confederação. Reconheceu que o governo precisa intensificar as reuniões para se chegar a um consenso de eliminação do Fator Previdenciário.
"Matar o fator é fácil, difícil é substituí-lo. Não podemos trocar seis por meia dúzia. Enquanto estiver como ministro não sossegarei até acabarmos com o fator. Sozinho não encontrarei a saída, por isso convoco a COBAP e as centrais sindicais a nos ajudar a construir uma proposta, que certamente terá o respaldo futuro do Congresso Nacional", afirmou Garibaldi.
"COBAP É A VERDADEIRA CENTRAL DOS APOSENTADOS", DIZ ARNALDO
Arnaldo Faria de Sá parabenizou a COBAP pelos seus 26 anos de atividades e disse que por estar como deputado há 25 anos conhece muitíssimo bem o trabalho da entidade. "Criaram as centrais sindicais para tentar enfraquecer a COBAP, mas não conseguiram. A COBAP é a verdadeira central dos aposentados deste país", disse Arnaldo. 
Segundo ele, a situação dos aposentados é vergonhosa e escandalosa. "A culpa também é desta casa, que não tem coragem de partir para o enfrentamento com o governo. Está na hora de providências serem tomadas e exigirmos as votações do PL 4434 e 3299", reivindicou o deputado.
O deputado Paulinho da Força (PDT/SP) destacou os avanços obtidos pela categoria. "Precisamos agora construir uma política salarial para os aposentados, como fizemos para o salário mínimo. Vou colher 50 assinaturas para aprovar a emenda com reajuste de 80% do PIB", frisou o sindicalista.
Da mesma luta compartilha o deputado Cléber Verde (PRB/MA),que reclamou da enrolação na votação do seu projeto que regulamenta a desaposentação.      
WARLEY DEIXA MINISTRO EM SAIA JUSTA
Após receber dezenas de elogios, o presidente Warley Martins proferiu um discurso forte. Cutucou o ministro, lembrando que ele não mencionou o reajuste dos aposentados para 2012. Disse também que Garibaldi quando senador participou de vigílias com os aposentados e que agora como ministro deveria honrar tudo o que defendia no passado. De forma diplomática, Warley deixou Garibaldi numa verdadeira saia justa.
Ao final, o líder nacional pediu que os aposentados presentes na Câmara erguessem seus cartazes e mostrassem ao Brasil suas reivindicações e indignações. Warley foi aplaudido com muito entusiasmo.
PAIM AMEAÇA FAZER PLANTÃO NO NATAL
O senador Paulo Paim (PT/RS) fez um discurso arrojado na Câmara, colocando o governo literalmente em xeque. Ele exigiu a derrubada do fator previdenciário. "Temos que aprovar uma política permanente que garanta reajustes reais aos aposentados. O fator é um ato criminoso sobre os mais pobres. Precisamos construir uma alternativa que aponte o fim do fator", esbravejou o senador. Caso receba o respaldo de mais companheiros, Paim prometeu fazer plantão no Natal no Congresso Nacional, clamando pela votação do fim do fator.
A sessão solene foi encerrada com o Hino da COBAP. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário