Brasil retoma projetos de ramais ferroviários
Publicação: 14 de Outubro de 2012 às 00:00
São
Paulo (AE) - Depois de quatro décadas de abandono, os trens regionais
voltaram à pauta dos governos estaduais e federal. Atualmente, está em
estudo pelo poder público a construção de 23 ramais ferroviários para
passageiros. Caso todos os projetos planejados no Brasil saiam do papel
no prazo previsto, o País pode ganhar 3.334 km de trilhos para
transporte em 14 Estados até 2020. O número é mais que o dobro do que
existe hoje em operação. Apenas duas linhas de passageiros funcionam
atualmente no País: uma liga Belo Horizonte (MG) a Vitória (ES) e outra,
São Luís (MA) a Carajás (PA) - ambas são operadas pela Vale. O atual
cenário contrasta com o que era esse mercado há meio século: na década
de 1960, cerca de 100 milhões de passageiros eram transportados em trens
interurbanos anualmente. Hoje, esse número é de cerca de 1,5 milhão de
pessoas por ano.
Divulgação
Trem de velocidade média é ideal para transporte intermunicipal.
Para
Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria
Ferroviária (Abifer), o ressurgimento de projetos de trilhos pelo País é
reflexo do recente aumento da preocupação com a mobilidade. "O
transporte ferroviário de passageiros é normalmente rápido, seguro,
confortável e não poluente. Trens de velocidade média, entre 100 e 150
km/h, são uma alternativa para a mobilidade entre as cidades, que hoje
está um desastre."
Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis, e cerca de 500 km de trilhos em Minas que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.
Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020.
Entre os projetos mais avançados estão a ligação entre Brasília e Goiânia, passando por Anápolis, e cerca de 500 km de trilhos em Minas que fariam a conexão entre Belo Horizonte e cidades como Sete Lagoas, Ouro Preto e Brumadinho. O primeiro, orçado em R$ 800 milhões, está prometido para 2017 e deve vencer todo o trajeto em cerca de uma hora. Já o segundo está divido em três trechos e deve ser feito por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP) que já tem 18 interessados em preparar estudos de viabilidade. A expectativa é de que as obras comecem em 2014.
Em São Paulo, o governo estadual realiza estudos para três ramais - ligando a capital a Jundiaí, Santos e Sorocaba. Além disso, o Trem de Alta Velocidade (TAV), previsto pelo governo federal para ficar pronto em 2020.
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