Metroviários
saem sem respostas de reunião, mas paralisação deve ser de apenas 24 horas
Não
há intenção do Sindmetro-MG em continuar a paralisação das estações de metrô,
mesmo que os trabalhadores não tenham recebido as informações exigidas sobre
sobre a possível privatização do sistema de transporte - que ficará sob comando
da Metrominas
Publicação: 19/03/2014
13:24 Atualização: 19/03/2014
13:32
|
|
|
O próximo passo dos metroviários é acompanhar o julgamento ação cautelar impetrada pela CBTU no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), às 14h30. Em caráter liminar ficou definido que 70 % dos trens deveriam circular de 5h30 às 9h e de 17h às 20h durante a paralisação desta quarta. Nos demais horários, o funcionamento deveria ser de 50%. Os trabalhadores ignoram a decisão, a multa de R$ 50 mil diária e pararam o serviço completamente. Eles acreditam que a decisão da tarde vá reverter a aplicação da multa. Depois da votação no TRT, a diretoria do sindicato vai se reunir para discutir os próximos encaminhamentos.
Saiba
mais...
Metroviários fazem passeata da Praça da Estação até Bairro
Funcionários Mesmo com decisão limitando paralisação, estações de metrô estão
fechadas em BH
Enquanto isso, todas estações continuam fechadas e
a volta para casa pode ser complicada. Pela manhã, os ônibus d BRT/Move saíram
lotados da Estação São Gabriel, na região nordeste, por causa da falta de
trens.
A CBTU informou que não sabe dar aos
metroviários as informações solicitadas. A Secretaria de Estado de Transportes
e Obras Públicas (Setop) disse que não participou do encontro porque não teria
como das as informações aos trabalhadores, pois está envolvida apenas na
elaboração do projeto para revitalização do metrô.
Segundo a Setop, em fevereiro de 2011, o Governo
Federal instituiu o processo de seleção de projetos para o PAC Mobilidade
Grandes Cidades, com foco de prover investimentos aos sistemas de transporte
público coletivo para melhorar a mobilidade urbana nas grandes cidades. O
Governo de Minas submeteu ao processo de seleção, o Projeto de Revitalização e
Ampliação da Rede de Metrô de Belo Horizonte, que foi aprovado dentro desse
PAC. A proposta prevê recursos da União, governo estadual e prefeitura a serem
executados por meio da Metrominas, que é vinculada a Setop. A empresa fará a
implantação, construção, operação, manutenção e exploração do transporte metroviário
e ferroviário de passageiros da região metropolitana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário