As notícias que foram divulgadas pela CBTU, deixam muitas dúvidas sobre as causas do acidente, por isso essa Entidade Sindical vem a público esclarecer melhor os fatos:
Martinho ingressou na categoria metroviária como maquinista em 2002 e de lá para cá, sempre cumpriu com sua obrigação, não tendo nada que o desabone perante os colegas de trabalho e a própria chefia.
- Às 19:34hs, Martinho recolheu um trem no pátio de manobra de Eldorado e retornava para a Estação de Eldorado para continuar sua jornada de trabalho (que encerraria às 23:00hs), ainda tinha mais uma viagem a fazer (foi divulgado - que ele já havia encerrado a sua jornada de trabalho).
- A CBTU mantinha um veículo que fazia a linha Oficina de Eldorado à estação e esse transporte atendia aos maquinistas que recolhiam os trens naquele local, entretanto, o mesmo foi retirado há aproximadamente 10 anos, após a desativação da oficina de Eldorado que foi transferida para o pátio de São Gabriel. Os maquinistas foram então obrigados a retornar para estação dando continuidade sua jornada de trabalho pela via e a atravessar a linha do trem.
- Na segunda-feira, após o acidente, a Empresa retornou com esse transporte para atender aos maquinistas.
- Havia chovido naquele dia e local usado para ir à estação não oferece qualquer condição de segurança, não tem iluminação, pavimentação e ao lado da linha está tomado pelo mato e lama, Segundo a CBTU, esse era o local seguro para essa caminhada.
- Outra informação equivocada dos jornais: A CBTU nunca teve UTI móvel para atender ninguém e sim uma simples ambulância para atendimento de mal súbito de funcionários ou usuários do metrô.
Faremos de seu acidente, uma bandeira para que isso não volte a acontecer nunca mais dentro do nosso sistema!
Companheiro Martinho, Presente! Companheiro Martinho, Presente! Companheiro Martinho, Presente!
Assinam: SINDIMETRO, CUT/MG, Conlutas, PSTU e FENAMETRO
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